Seja bem vind@ ao blog do IFOP!
Estamos empenhados em manter nossos visitantes informados sobre todas as nossas atividades e outros assuntos interessantes e/ou importantes.

Navegue à vontade por todas as postagens rolando a página ou selecionando as postagens por categoria (ao lado).

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PASTORAL DA JUVENTUDE PROMOVE CURSO PARA ASSESSORES NA ZONA DA MATA

A cidade de Muriaé/MG foi palco do 1º Curso para Assessores do Microrregional Zona da Mata, do Regional Leste II da CNBB. O curso aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril, contando com a presença de cerca de 60 pessoas, dentre elas assessores, coordenadores e animadores de grupos da Pastoral da Juventude (PJ). O gaúcho Pe. Hilário Dick, ex-assessor nacional da PJ, foi quem conduziu o curso, apresentando aspectos importantes da pessoa do assessor.

Todas as (arqui)dioceses que compõem a microrregião – Arquidiocese de Mariana, Arquidiocese de Juiz de Fora, Diocese de Leopoldina e Diocese de São João Del Rei – enviaram representantes para o curso, que foi marcado pelo anseio dos participantes em se aperfeiçoar para exercer o ministério da assessoria de jovens.

Pe. Hilário conduziu o curso de forma muito descontraída e com seu bom humor característico, envolvendo os participantes com dinâmicas, reflexões e experiências que os introduziam no universo da pessoa do assessor. O parágrafo 209 do Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude – resume bem as exigências para o ministério da assessoria, trabalhadas pelo pe. Hilário: "Os tempos exigem uma verdadeira vocação, preparo pedagógico, pastoral e teológico, planejamento, clareza de metas, estratégia para alcançar estas metas e uma forte paixão pela causa do jovem".

Esse curso foi uma primeira iniciativa dessas quatro (arqui)dioceses no intuito de se ajudarem no trabalho de evangelização da juventude, que se apresenta como um grande desafio tanto para a PJ como para toda a Igreja.

Gilberto de Oliveira Mendes

Secretário da PJ da Arquidiocese de Mariana

texto e fotos encaminhadas por Vinnícius Mendes Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante para nós!