Seja bem vind@ ao blog do IFOP!
Estamos empenhados em manter nossos visitantes informados sobre todas as nossas atividades e outros assuntos interessantes e/ou importantes.

Navegue à vontade por todas as postagens rolando a página ou selecionando as postagens por categoria (ao lado).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

01/09/2010 - Começa hoje o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra



Começa hoje, 1° de setembro, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. A iniciativa pretende reunir toda a sociedade brasileira para dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país, ou seja, se concorda ou não com o latifúndio. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

Diversos movimentos sociais, religiosos e igrejas, em diferentes estados brasileiros, estão organizados para conseguir o máximo de participação popular possível. Entre as entidades engajadas no ato, estão o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA); a Assembléia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O Plebiscito também conta com o apoio oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

"Incentivamos que todos participem dessa iniciativa, em especial, aos membros das igrejas cristãs que compõem o CONIC, organismos parceiros da caminhada ecumênica e cidadãos comuns, que sonham em, um dia, ter um país realmente justo, com mais igualdade e distribuição de renda e terra para todos", afirma o secretário geral do CONIC, Rev. Luiz Alberto Barbosa.

Saiba mais:
O Brasil é o campeão mundial em concentração de terra. Dados comprovam que a pequena propriedade é a principal produtora dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Ela é responsável, por exemplo, por toda a produção de hortaliças, com 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo; 58% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves. Além disso, emprega 74,4% das pessoas ocupadas no campo, enquanto que as grandes empresas do agronegócio só empregam 25,6% da mão de obra do total.
 
Com informações limitedapropriedade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante para nós!