Seja bem vind@ ao blog do IFOP!
Estamos empenhados em manter nossos visitantes informados sobre todas as nossas atividades e outros assuntos interessantes e/ou importantes.

Navegue à vontade por todas as postagens rolando a página ou selecionando as postagens por categoria (ao lado).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que aprendemos com Pe. Xiko

Texto da Professora Maria das Graças (Dadace)

                Pe. Francisco van Baars

              Missão: Ministro de Cristo

    Sua dedicação ao Ministério de Cristo afetou tanto a vida espiritual da comunidade  que  gostaríamos de apresentar  o quanto aprendemos com ele. Foi Profeta na verdadeira acepção da palavra: anunciou o Evangelho, denunciou injustiças, protegeu quem não podia se defender.

  Como assistentes de suas homilias, aprendemos com seu talento para expor de maneira contextualizada as promessas bíblicas, sentimos o quão objetivo era, às vezes taxativo, bondoso, generoso na partilha de sua fé e sua cultura, como líder zeloso de seu papel. Chamava a atenção sua paciência para com os idosos e crianças na comunidade.

     Suas homilias tão bem preparadas, tão acutilantes em suas agudezas, tão emocionantes, quando mostrava o verdadeiro caminho do cristão faziam-nos sair das celebrações ora inquietos, ora tristes, muitas vezes felizes, outras vezes cheios de força para agir, com desejo de transformamos aprendizado em ação.

     Rezávamos sempre para que ,em sua homilia, escutássemos o que precisávamos ouvir da Palavra e assim acontecia, pois com  este Pai espiritual, confirmamos crenças muito anteriores, adquirimos outras tantas : que não somos nós que agimos, escolhemos, pensamos,é o Senhor que norteia os nossos caminhos.

   Ficou-nos  palavras em nosso coração mostrando que " a fé é um milagre de amor," que" a Esperança é realmente um carinho de Deus na terra dos homens" , que "quem crê no Senhor não precisa ter medo".

  E toda uma série de aprendizado que traz Vida a todos que o escutam. Noções que muitos sabiam, mas o tom, as imagens escolhidas, a contextualização, reforçam a Palavra: Jesus é o centro de tudo; se não for por Ele, nada tem propósito.

Em uma homilia sugere às mães espelharem-se no exemplo de Maria, aflita com a demora do filho; em outra, que" não podemos deixar o nosso jardim virar floresta"Sempre nos incitava a consultar a Bíblia e a conferir um evangelho com o outro, a sermos coerentes, sábio que era nos conselhos.

  " Que a fé pode ser esclarecida sem alienar o povo", que "a fé possível se concentra no querer e na alegria de ser cristão": "Deus não quer sacrifício!" Que "não podemos servir a Jesus Cristo sem respeito à Sua Mãe". "Que não há meio termo no caminho do cristão".

   Com esse missionário, aprendemos a rezar efetivamente por nossos entes  queridos, a ter certeza de que podemos sim faz  algo por eles: a oração. Dessa forma refizemo-nos pouco a pouco de tantas perdas, entendemos pela Esperança  de que a fé é o bem maior de todos, uma herança preciosa de amor.

Deus realmente nos deu  com a presença de Pe. Francisco van Baars, Pe. Xiko  entre nós muita Força
e muita Luz .
Ele está realmente onde gostaria de estar.Sempre que lhe perguntávamos: Pe. Xiko, como vai? tudo bem. Invariavelmente respondia-nos: Bom mesmo só no céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante para nós!