Seja bem vind@ ao blog do IFOP!
Estamos empenhados em manter nossos visitantes informados sobre todas as nossas atividades e outros assuntos interessantes e/ou importantes.

Navegue à vontade por todas as postagens rolando a página ou selecionando as postagens por categoria (ao lado).

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

OFICINA DE ELEBORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: PROPOSTA PEDAGÓGICA

via Elias Muratori - Notícias - Muriaé - MG de elmuratori@pop.com.br (Elias Muratori) em 30/01/11

Objetivos
Promover, por meio de metodologia participativa,  o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, ao Esporte e Turismo identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural local.
Permitir aos participantes o adequado planejamento dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos.
Justificativa
Com a falta de formação técnica na elaboração de projetos, muitos produtores culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando em prejuízos e dificuldades no desenvolvimento de posteriores ações culturais.
Público alvo
Associações de bairro ou comunitárias, produtores culturais, artistas populares, grupos de teatro, grupos folclóricos, ONGs, OSCIPES e outros interessados.
Metodologia
A Oficina de Elaboração de Projetos tem um perfil técnico que abrange teoria e exemplos práticos, por meio de apresentação em "powerpoint", texto base e participação de gestores culturais com depoimentos pessoais.
Facilitadores
Sandro Areal Carrizo
Educador em escolas de Muriaé, fundador e atual coordenador da ONG Movimento Pró Cultura e também do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Muriaé - SindUte, membro fundador do Grupo Amigos do Meio Ambiente - AMA e também do Instituto de Formação Popular - IFOP. Licenciado em Filosofia, Ciências Sociais e Geografia. Especialista em Geografia Humana e Mestre em Educação e Sociedade com pesquisas na área de novas tecnologias, educação, política, cultura e Juventude. Membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA. Produtor e gestor do Ponto de Cultura desenvolve projetos aprovados em inúmeros editais
Vinicius Mendes Ventura
Bacharel em Serviço Social, Coordenador Municipal e Orientador Social do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na Prefeitura Municipal de Muriaé/MG, Pesquisador em Juventudes e Políticas Públicas, Consultor Social & Organizacional, Conselheiro tutelar ocupando a cadeira de 1º suplente, Educador Popular, Assessor na elaboração de projetos e comunicação no Instituto de Formação Popular, Membro da Diretoria da Rede Cáritas de Leopoldina/MG, Assessorias/Palestras a órgãos públicos e diversas entidades com enfoque na área de Juventude, políticas públicas e sociais, Gestão de Pessoas e Projetos, fé e política, ética e política, cidadania, dinâmicas de trabalho em equipe e liderança, planejamento institucional e na elaboração de projetos para aquisição de recursos.
Elias Muratori
Como escritor, publicou centenas de artigos e crônicas abordando temas político-socio-culturais, em diversos jornais locais, dentre esses: Gazeta de Muriaé, Correio Muriaeense e Jornal Zona da Mata, nos anos 80 e 90. No Jornal de Muriaé assinou a coluna fragmentos de abril a novembro de 2005. Atuou por longo tempo como colaborador do Portal Intermicro, publicando diversas matérias jornalísticas e a coluna fragmentos, atualizada semanalmente. Lançou seu primeiro livro HISTÓRIAS, FÁBULAS E PARÁBOLAS em 2004 e o segundo JESUS E SUA DIDÁTICA DE COMUNICAÇÃO em 2008. Formado em Jornalismo atuou no departamento de jornalismo da Rádio Sociedade Muriaé, por um ano e oito meses. Atualmente faz palestras em escolas, semanas acadêmicas e outros, abordando o tema dos livros dentre vários outros.

Investimento
R$ 10,00
Data e Horário
05 de fevereiro das / 13 às 17 horas
Realização
Instituto de Formação Popular – IFOP
Movimento Pró Cultura
Apoio
Fundação de Arte e Cultura de Muriaé – Fundarte
Maiores informações: pelos telefones 32 3728 2129 ou  8848 8369, falar com Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante para nós!